quarta-feira, 15 de maio de 2013

Por que precisamos do Superman?


Post originalmente escrito por Guilherme Infante.



O Superman é o primeiro e maior super-herói conhecido (e, com certeza, meu preferido). Para termos noção da sua representatividade, seu simbolo é o segundo mais reconhecido do globo, perdendo apenas para a cruz.
Essa constatação já é suficiente para que reflitamos sobre a importância de um, aparentemente simples, personagem de ficção científica criado há cerca de 70 anos.

Não pretendo abordar os motivos pelo qual ele foi necessário dentro do contexto socioeconômico de seu surgimento e nem a relevância pop que ele tem dentro da economia, nacionalismo e na arte, através de musicas, livros, história em quadrinhos, cinema, etc. Quero escrever sobre os motivos pelo qual precisamos dele como um símbolo em pleno século XXI.


Uma coisa é certa, vivemos tempos difíceis.
Vejo guerras e guerrilhas ocorrendo constantemente em países que nem conseguimos falar o nome, mas sites de noticias fazem questão de estampar em caixa alta nas manchetes o número de mortos. Temos o medo e tensão crescente de grandes potencias bélicas e suas armas nucleares que se provocam constantemente através da mídia. Enquanto, no Brasil, recebemos as noticias cotidianas de corrupção, surtos de doenças, explosões de violência hedionda, depreciações culturais, descaso com os miseráveis e crescentes problemas econômicos.
Enfim, estou certo que vivemos tempos difíceis para os que recebem, de forma crítica, essas informações. 

Nesses períodos, normalmente as pessoas tendem a sentir-se sozinhas, desesperam-se e, consequentemente, tomam atitudes desesperadas.
É neste cenário que o Superman pode representar uma ideia, um simbolo e, com certeza, um ideal.

Kal-El, filho de Jor-El e o ultimo filho de Krypton, foi enviado a terra como salvação, para si mesmo e para a humanidade. Aqui na Terra, ele foi acolhido por uma família atenciosa que lhe deu carinho e instrução. Entretanto, toda esta tratativa não o transformou em humano, apenas lhe deu uma falsa sensação de pertencer à nossa raça. Portanto, assim como nós em nossos momentos de angústia, ele se viu só (temos a Fortaleza da Solidão, criada em 1958, para reforçar a ideia de um alienígena solitário habitando entre humanos inferiores). Ele é, de fato, o ultimo de sua espécie, diferente de nós que apenas sentimos estar sós.

Entretanto o objetivo de Kal-El, quando enviado por seu pai para um planeta banhado por um sol que lhe transformaria numa divindade entre os seres, era outro e o desespero não fazia parte do plano. 
O novo filme do Superman (Man of Steel) possui um diálogo retirado do quadrinho Grandes Astros Superman que retrata bem o dever do Superman para conosco:
"Você lhes concedeu um ideal a que aspirar. Você encarna as aspirações mais elevadas. Eles hão de correr, de cambalear, cair, rastejar... e praguejar... e, enfim... hão de acompanhá-lo até o sol, Kal-El."

Evidente que estamos falando sobre um personagem de ficção, mas se observarmos o conceito e a ideia,  temos uma mensagem subliminar passada sutilmente através de paginas coloridas com balões repletos de textos. Os poderes do Superman são apenas físicos, ele possui as mesmas angustias, medos e incertezas que nós. Estamos falando de uma mente humana presa num corpo praticamente indestrutível, com o peso moral de manter a humanidade unida e ser um guia para sua redenção.

Precisamos da sutileza do super-herói de capa, voando e batendo em bandidos caricatos para nos lembrar que nossa sensação de isolamento e solidão é apenas uma consequência do medo.
Precisamos de um filme cheio de CGI e cenas elaboradas de ação para demonstrar às novas gerações que todos possuem receios e que a diferença será a nossa postura em relação ao medo.
Precisamos de um balão com um texto informando que nos guiaremos até o sol para entendermos a metáfora de seguirmos para a luz representando o bem e salvação.

Por isso, em pleno seculo XXI, precisamos do Superman.


Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso lembra muito um desenho do homem de aço em q as pessoas da terra perguntam se o super é realmente necessario pois toda vida ele prende os vilões e os mesmos acabam fugindo e destruindo cidades novamente.

    O desenho é tao animal de um jeito q até o próprio Super Homem se pergunta se ele ainda é relevante para a raça humana depois q ele mostra, e muito, seu lado moralista, coisa q eu tbm nao gosto.

    O nome do desenho é Super man contra a elite. Esse desenho explica tudo q vc flw e um pouco mais.

    Todo mundo, mas todo mundo mesmo incluindo eu, gostaria q ladrões e assassinos fossem mortos. É nessa narrativa q começa o desenho. A população quer q o super mate os vilões, a qual ele se recusa imediatamente. Ate q surge um grupo de novos "herois" q faz a vontade da população.

    Ai ja viu né. ..?

    Achei irado esse desenho nao so pela atitude inedita do super man, mas tbm por passar uma realidade cruel.

    O que posso dizer é que: sim, o Super Man sempre vai ser relevante para a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme: cara, ele é um simbolo e, como todos os símbolos, representa diversas coisas!
      Pode representar uma bandeira americana voando e mostrando a suposta soberania do EUA ou pode representar simplesmente esperança.
      Nessa animação (que eu assisti), ele é questionado sobre a moralidade dele em relação às condutas éticas que segue(não matar) pois a população o vê como um simbolo de UNICA OPÇÃO. O receio é, se algo ocorrer, os vilões continuarão vivos...

      Dessa forma, ele continua um simbolo, mas referenciado de forma errada pela população até que a historia se desenvolve e ele prova o contrario.

      Entretanto, sempre, ainda que de formas diferentes, UM SIMBOLO.

      Excluir
  2. o segundo logo mais famoso do mundo é o S do superman? mesmo? de onde vem essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pra que complicar.... Se vc não entendeu a colocação do autor do texto tenta se omitir!!

      Excluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo