segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atendimento Publicitário


Olá pessoal! Hoje no meu primeiro post oficial, vamos explanar um pouco sobre os profissionais de uma agência publicitária. No entanto, primeiramente vamos nos inteirar sobre o que é uma AP ( agência de publicidade).

Vamos começar com a palavra: Publicidade. Bom, publicidade é uma atividade profissional que é dedicada à difusão pública de ideias. Ideias essas que são associadas a uma determinada empresa, produto ou serviço, e uma AGÊNCIA de publicidade é simplesmente o local onde se pratica essa tal difusão de ideias. A AP gerencia os processos relacionados à propaganda, assessorando anunciantes em suas necessidades de marketing e executando trabalhos para a sua realização, também coordena o trabalho dos fornecedores e produtoras, além de intermediar relações entre o cliente e os veículos de comunicação*. Dentro da agência existem alguns setores bem demarcados, que em muitos casos necessitam de profissionais com formação técnica para cobrir o cargo, o primeiro setor é o atendimento, e, vamos falar agora um pouco mais sobre esses caras.


O Atendimento é a parte responsável pela ligação entre o cliente e a agência. Foi nos meados de 1950-1970 que surgiu o conceito "Cliente na agência e a agência no cliente", que é basicamente o que Atendimento é. Ele representa a agência e todo o poder dela para prestar o serviço X, e dentro da agência eles representam o cliente com suas necessidades e objetivos.
Existe um termo dentro da publicidade que é o BRIEFING. É um nome técnico que vem do inglês, sendo sua fiel tradução: INSTRUÇÕES. O termo também vem do “to brief” que significa resumir. Ele nada mais é que as informações colhidas pelo Atendimento, em uma reunião com o cliente. Esse carinha dará um norte para o pessoal de Planejamento, é o elemento chave para saber as necessidades do produto ou serviço que será vendido pelo cliente.

O atendimento tem a obrigação de colher o máximo de informações possíveis, sobre a empresa, a marca, o produto/serviço, além de: objetivos, a verba, período de veiculação e outras questões relevantes. Essas informações são passadas para um segundo passo e setor chamado Planejamento ( que veremos semana que vem).
É, deu pra perceber que o profissional de Atendimento é o cara responsável pelo processo de comunicação, tanto agência - cliente, quanto cliente - agência. Tendo absoluto controle das informações da empresa, do produto e do mercado. Ele pensa como agência e pensa como cliente, ao mesmo tempo. Pra vocês sentirem o drama da responsa do Atendimento, entre 1900 a 1950 os caras de atendimento eram os donos das contas e os outros setores eram meio que funções auxiliares. Tenso, né?

Agora o que importa de verdade: Quanto ganha o estagiário disso aê? Bom, é uma estimativa ok? O estagiário de Atendimento Publicitário ganha em média R$ 1.000,00 e geralmente contratam a partir do 3º e 4º semestre, procuram estagiários que possuam inglês fluente, no mínimo intermediário avançado, e até um segundo idioma, como diferencial. Um Assistente ganha em torno de R$1.000,00 e R$ 1.500,00, um Pleno entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00 e o Gerente entre R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00. Esses últimos valores são uma estimativa, é claro que existem empresas que pagam bem mais, mas não vou te encher os olhos assim, é preciso muita especialização, muito trabalho.
Ser atendimento é ocupar o cargo da imagem, da boca e da mente da Agência. Não é fácil, e quanto mais aplicado você for, mais ganhará. Joguei uma estimativa baixa, mas na média. 
 
O perfil do profissional de Atendimento publicitário, pode ser dividido em duas partes: características pessoais e gerais. As características pessoais são: didática e fluência, pró-atividade, comprometimento, versatilidade de vocabulário e postura, agilidade de raciocínio, liderança, objetividade, organização, autoridade e bom senso. Suas características gerais são: Noções de marketing, conhecimentos técnicos de propaganda, conhecimento pleno no idioma português, intermediário avançado ou fluência na língua inglesa e/ou outros, conhecimento dos veículos de comunicação, pacote Office e boa redação.

Basicamente é isso, espero que tenham gostado do Atendimento. É um profissional que trabalha duro, mas, que com certeza não é esmagado pela rotina. Conhecedor das 7 artes, apreciador de novos relacionamentos, observador e aberto para novas experiências, para novas descobertas, é alguém que está sempre disposto a conhecer gente nova e ouvir as histórias dessas pessoas.

Bom, se quiserem fazer alguma pergunta só mandar aqui em baixo, que eu responderei com o maior carinho. Curtam, compartilhem e até semana que vem com o post sobre o Planejamento ;)


Abracinho pessoal! 

Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
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