
Olá
pessoal! Hoje no meu primeiro post oficial, vamos explanar um pouco
sobre os profissionais de uma agência publicitária. No entanto,
primeiramente vamos nos inteirar sobre o que é uma AP ( agência de
publicidade).
Vamos
começar com a palavra: Publicidade. Bom, publicidade é uma
atividade profissional que é dedicada à difusão pública de
ideias. Ideias essas que são associadas a uma determinada empresa,
produto ou serviço, e uma AGÊNCIA de publicidade é simplesmente o
local onde se pratica essa tal difusão de ideias. A AP gerencia os
processos relacionados à propaganda, assessorando anunciantes em
suas necessidades de marketing e executando trabalhos para a sua
realização, também coordena o trabalho dos fornecedores e
produtoras, além de intermediar relações entre o cliente e os
veículos de comunicação*. Dentro da agência existem alguns
setores bem demarcados, que em muitos casos necessitam de
profissionais com formação técnica para cobrir o cargo, o primeiro
setor é o atendimento, e, vamos falar agora um pouco mais sobre
esses caras.
O
Atendimento é a parte responsável pela ligação entre o cliente e
a agência. Foi nos meados de 1950-1970 que surgiu o conceito
"Cliente na agência e a agência no cliente", que é
basicamente o que Atendimento é. Ele representa a agência e todo o
poder dela para prestar o serviço X, e dentro da agência eles
representam o cliente com suas necessidades e objetivos.
Existe
um termo dentro da publicidade que é o BRIEFING. É um nome técnico
que vem do inglês, sendo sua fiel tradução: INSTRUÇÕES. O termo
também vem do “to brief” que significa resumir. Ele nada mais é
que as informações colhidas pelo Atendimento, em uma reunião com o
cliente. Esse carinha dará um norte para o pessoal de Planejamento,
é o elemento chave para saber as necessidades do produto ou serviço
que será vendido pelo cliente.
O
atendimento tem a obrigação de colher o máximo de informações
possíveis, sobre a empresa, a marca, o produto/serviço, além de:
objetivos, a verba, período de veiculação e outras questões
relevantes. Essas informações são passadas para um segundo passo e
setor chamado Planejamento ( que veremos semana que vem).
É,
deu pra perceber que o profissional de Atendimento é o cara
responsável pelo processo de comunicação, tanto agência -
cliente, quanto cliente - agência. Tendo absoluto controle das
informações da empresa, do produto e do mercado. Ele pensa como
agência e pensa como cliente, ao mesmo tempo. Pra vocês sentirem o
drama da responsa do Atendimento, entre 1900 a 1950 os caras de
atendimento eram os donos das contas e os outros setores eram meio
que funções auxiliares. Tenso, né?
Agora
o que importa de verdade: Quanto ganha o estagiário disso aê? Bom,
é uma estimativa ok? O estagiário de Atendimento Publicitário
ganha em média R$ 1.000,00 e geralmente contratam a partir do 3º e
4º semestre, procuram estagiários que possuam inglês fluente, no
mínimo intermediário avançado, e até um segundo idioma, como
diferencial. Um Assistente ganha em torno de R$1.000,00 e R$
1.500,00, um Pleno entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00 e o Gerente entre
R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00. Esses últimos valores são uma
estimativa, é claro que existem empresas que pagam bem mais, mas não
vou te encher os olhos assim, é preciso muita especialização,
muito trabalho.
Ser
atendimento é ocupar o cargo da imagem, da boca e da mente da
Agência. Não é fácil, e quanto mais aplicado você for, mais
ganhará. Joguei uma estimativa baixa, mas na média.
O
perfil do profissional de Atendimento publicitário, pode ser
dividido em duas partes: características pessoais e gerais. As
características pessoais são: didática e fluência, pró-atividade,
comprometimento, versatilidade de vocabulário e postura, agilidade
de raciocínio, liderança, objetividade, organização, autoridade e
bom senso. Suas características gerais são: Noções de marketing,
conhecimentos técnicos de propaganda, conhecimento pleno no idioma
português, intermediário avançado ou fluência na língua inglesa
e/ou outros, conhecimento dos veículos de comunicação, pacote
Office e boa redação.
Basicamente
é isso, espero que tenham gostado do Atendimento. É um profissional
que trabalha duro, mas, que com certeza não é esmagado pela rotina.
Conhecedor das 7 artes, apreciador de novos relacionamentos,
observador e aberto para novas experiências, para novas descobertas,
é alguém que está sempre disposto a conhecer gente nova e ouvir as
histórias dessas pessoas.
Bom,
se quiserem fazer alguma pergunta só mandar aqui em baixo, que eu
responderei com o maior carinho. Curtam, compartilhem e até semana
que vem com o post sobre o Planejamento ;)
Abracinho
pessoal!
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