segunda-feira, 9 de julho de 2012

Crítica: O espetacular Homem Aranha é ESPETACULAR



Ninguém botava fé. Eu não botei fé, vocês não botaram fé, ninguém botou.
Recontar a origem do herói apenas sete anos depois do ultimo filme ser lançado? Troca de diretor e de estilo? Por que tudo isso?

Eis que o Espetacular Homem Aranha estréia no cinema e põe fim a todas essas dúvidas, nós temos um dos melhores filmes de super heróis já feitos.

Apesar de ter pontos superiores e alguns pontos inferiores a ultima versão do herói para as telas do cinema, saímos de lá com a impressão de que o verdadeiro Homem Aranha ainda é aquele de dez anos atrás, o que estamos vendo aqui é uma releitura do Herói na visão do Marc Webb, novo diretor da franquia. Tal qual aconteceu com Tim Burton e o Batman nos anos noventa.


A origem.

O filme reconta como Peter Parker, o nerd recluso, foi picado por uma aranha radioativa adquirindo poderes extraordinários e que começam a ser usados para ajudar o próximo como um meio para compensar o maior erro da sua vida que resultou na morte do seu tio Ben.

Ben mantém a mesma personalidade nesse novo filme e dá o mesmo sermão em Peter sobre “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, mas com outras palavras “se você pode fazer o bem ao próximo, é o seu dever moral fazelo”.

O filme tem tons mais sombrios, e muito do que aparece no filme foi inspirado na versão Ultimate do Homem Aranha escrito por Brian Michael Bendis, inclusive o traje do cabeça de teia.

A história está muito mais consistente. A explicação da mutação genética que explica a origem do Homem Aranha está muito mais crível agora, e ainda dá um bom gancho para a aparição do primeiro vilão da triologia, o Lagarto.

O Lagarto.

Lagarto esse que é o único ponto fraco do filme, ele não está muito bem trabalho nos efeitos visuais, e ficou gatinho! O bicho aparece com a maior cara de galã quando se transforma, e não se parece nem um pouco com o Connors humano. De qualquer forma, é bem divertido vêlo brigando com o amigão da vizinhança.

O casal.

Sensacional.  Que Andrew Garfield e Emma Stone são dois ótimos atores todo mundo já sabia, mesmo assim é impressionante a química do casal nas telas e o fato de Andrew ser o melhor Peter Parker da história, superando de longe Tobey Maguire que, apesar de bom, nunca me lembrou o Peter Parker dos quadrinhos.

Garfield por outro lado interpreta como um verdadeiro fã que cresceu lendo Peter. Todos os trejeitos e sorrisos bobos estão presentes, temos então um grande Peter Parker com uma Gwen cativante que poderiam levar o filme nas costas se necessário.


Graças aos céus, não precisaram.

O diretor

Eu era fã do Marc Webb ainda na época em que ela era apenas um diretor de videoclipes de rock, depois que 500 dias com ela mostrou o seu talento para o mundo, só esperei alguém o contratalo para a uma produção multimilionária como essa, era inevitável.

Uma coisa que eu particularmente temia nessa nova versão, era deixarem de lado o humor presente na antiga trilogia. Felizmente Webb teve o bom senso de manter isso presente.

Em o Espetacular Homem Aranha ele faz o que sabe fazer, um bom filme focado nos personagens, com a sua dose de amor/realidade bem concentrada. As cenas de ação ficaram impecáveis, com pouco CGI e muitos dublês.

Mas os maiores momentos do diretor não ficam nas lutas e sim nos momentos de superação intimista de Peter Parker como a instantaneamente lendária cena do carro em chamas e do personagem correndo manco com um tiro na perna. Ele ganha o filme pelo intimismo ao invés do espetáculo, o que é uma decisão muito inteligente em tempos de que os Vingadores varreram o mundo nesse quesito.

Marc Webb foi a escolha perfeita para essa ocasião.

Considerações finais.

Sim, eles conseguiram. Fizeram um excelente filme do escalador de paredes sendo totalmente diferente do clássico de dez anos atrás.

Com o melhor Peter, eles trilharam caminhos diferentes dos que foram oferecidos até agora e forneceram uma história humana e com coração.

Com o seu novo estilo, ao lado de Vingadores e Batman do Cristopher Nolan, o Espetacular Homem Aranha participa de um tri pé que mostra todos os aspectos positivos dessa fase de ouro dos quadrinhos no cinema que nós estamos vivendo agora.


Dê a sua opinião sobre o filme na nossa página no


Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

4 COMENTÁRIOS

  1. Concordo muito com as suas percepções. "O espetacular Homem Aranha" foi um dos melhores filmes que assisti recentemente. Os efeitos, os atores, as cenas clássicas... tudo ficou perfeito. Até coisas que eram marcas registradas da primeira versão (como o beijo entre o Peter e a Mary Jane), foram alteradas e - por incrível que possa parecer - ficaram ainda melhores. Assisti ele na versão legendada e 3D e, Santo Deus, que dinheiro mais bem gasto! Pegar a última sessão do cinema, e vê-lo da forma que vi, foi um dos melhores programas que fiz nos últimos tempos.
    Com relação à técnica da produção, não tenho muito o que dizer, uma vez que não sou tão conhecedora do ramo... mas faço apenas uma crítica: Por que cargas d'água na cena final aquela teia não estoura com tudo? Ia ser muito mais emocionante e tal. Maaaaas, enfim, um ótimo filme. :)

    Parabéns pelo post, Sali.

    Beijão =*

    ResponderExcluir
  2. Verdade, concordo com a resenha e com a comentário da Raíssa. Pela primeira vez senti a sensação dos quadrinhos. Foi o melhor! E a teia Raíssa é pra cada um fazer o que quiser com ela! Eu, por exemplo, sinto a teia capturando e cobrindo tudo! Pela primeira vez sai tão emocionado como quando eu lia os quadrinhos! Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ae Jaques! Obrigado pela comentário e volte sempre =)

      Excluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo