quarta-feira, 27 de março de 2013

Pixel: Entrevista com o fotógrafo Roberto Konda

"A coluna PIXEL é administrada por Jhonny Rodrigues e Fábio Camargo Jr. Responsáveis por essa entrevista."


Hoje, a coluna Pixel está mais do que especial, temos a grande presença de uns dos melhores fotógrafos da baixada Santista, Roberto Konda.
Entrevistamos Konda, com intenção de compartilhar sua experiência e sua trajetória no meio fotográfico.

Konda começou na fotografia como um hobby no auge dos seus 17 anos anos, no Rio Grande do Sul.
O starter para trabalhar com fotografia foi em 1974, quando fotografou o desfile da Semana Farroupilha, um evento festivo da cultura gaúcha comemorado no mês de setembro.
Após o evento farroupilha, fez várias fotos e posteriormente levava para revelar os vários filmes e fazer uma prova de contato para depois escolher quais iriam ampliar, ao buscar o seu material o dono da loja lhe fez uma proposta, ao ver sua arte,  para comercializar suas fotos, assim Konda começou a trabalhar no meio fotográfico.
Aos 22 anos abriu uma loja de cine foto som, um atelier fotográfico e o laboratório, e até hoje está presente com excelentes imagens e propagando o seu talento com diversas turmas em seu curso e workshop fotográfico. 

Frase "Não tenho um tipo específico de fotografia preferido, gosto de fotografar, Konda"


Confira a entrevista...



Existe algum tipo de acordo ou parceira entre os fotógrafos profissionais ?
Existem parcerias sim, eu mesmo tenho parceria com grandes fotógrafos. Éramos concorrentes e hoje somos amigos.
Acordo eu diria que não, mas entre os bons profissionais existe a ética e a moral.

Com as redes sociais em alta, elas podem ajudar, ou atrapalhar, um fotógrafo
profissional?
As redes sociais para mim não atrapalham, pelo contrário, me faz estreitar os laços de amizade, promover ações para os meus alunos e ex-alunos. Com certeza as redes sociais bem utilizadas ajudam.

O que fotografo independente/amador tem pelo caminho até chegar em um estúdio profissional?
O caminho a percorrer não é diferente das demais profissões, o caminho é estudar e se aprimorar. Hoje contamos com faculdades de fotografia, excelentes cursos, workshop's, no meu tempo nada disso existia.
Não é querer empurrar a brasa para a minha sardinha, mas eu ministro um curso de fotografia que é dividido em 3 módulos. No ano passado tenho o conhecimento de 3 ex-alunas que montaram seus estúdios e para esse mês vem mais um. No ano retrasado 2 ex-alunas conseguiram trabalhar como fotógrafas nos cruzeiros e uma
me comunicou por e-mail que estava nos cruzeiros na Europa e estava super feliz. É gratificante ver esse pessoal realizando seus sonhos e, diga-se de passagem, estão fazendo ótimos trabalhos, coisa de gente grande.

A tecnologia e o retoque digital estão reduzindo a diferença entre profissionais e amadores?
Digamos que a tecnologia e o retoque digital estão disfarçando certos erros e possibilitando maquiar, dando certos efeitos que antes somente eram feitos por fotógrafos experientes e com muita técnica.
Tem muitos efeitos que damos no ato de fotografar, que com certeza diminuem muitas horas de Photoshop.
Mas contra partida muitas fotos são mais atraentes quando bem manipuladas, portando os profissionais também tiram proveito da tecnologia. Temos que nos aliar a ela e não brigar.

Quais as suas impressões sobre o atual cenário da fotografia profissional?
A minha impressão é que está ocorrendo uma mudança em determinados seguimentos da fotografia com a criação de novas formas de linguagem visuais tanto na fotografia como no vídeo. Adoro todas essas novidades criadas ou a maioria com uma nova roupagem onde algumas causam uma boa aceitação no mercado.
O mercado da fotografia está bem aquecida, mas também muito concorrida.

Falta um pouco mais incentivo a fotografia como expressão artística ?
Infelizmente falando em arte aqui no Brasil não somente na fotografia mas em outras áreas ficam a desejar.
Mas está melhorando, hoje encontramos muitas exposições, concursos fotográficos que fazem o reconhecimento da fotografia como arte.

Hoje Konda para incentivar a fotografia, efetuar diversos cursos e wokshops com grandes turmas. No mês passado promoveu um passeio a Paranapiacaba onde fez desse passeio fotográfico um concurso. Cada fotógrafo poderia participar com 2 fotos. Todas a fotos eram exposta no Facebook, onde foram aberta ao público para votação. As três fotos ganhadora  irão ser divulgadas nos Pontos Fleximidia que se encontram: 
Loja de Conveniência do Posto Portal de Santos (em frente a Santa Casa)
Loja de Conveniência do Posto Gaivota (Av. Ana Costa)
Cine Roxy 5 (Ana Costa)
Que em média 150.000 pessoas passam por esse pontos. As fotos também serão divulgadas no jornal Boqueirão New's.

Compartilhe uma Técnica!
"Com todo prazer!"

Panning!
Panning é o efeito realizado na hora de fazer a foto que mostra o movimento da
cena, podendo borrar o fundo dando uma sensação de movimento, velocidade na foto.
Passo a passo:
* selecione uma velocidade baixa para conseguir uma exposição mais lenta (veloc.1/60) e acerte o fotômetro regulando na abertura do diafragma. Experimente com outras velocidades.
*aponte para o seu assunto que está em movimento e mova a câmera junto com ele
*dispare o obturador e continue acompanhando o assunto. O espelho da sua câmera irá levantar e você não irá ver a sena, terá que acompanhar intuitivamente (coloque em disparo continuo)
O raciocínio é simples, a câmera em relação o assunto estarão parados, mas tudo em seu redor estarão em movimento, ou seja não passa de uma foto tremida.
O que seria um defeito a foto tremida utilizamos para criar um efeito.

Dica do Konda!
"Para aqueles que pretendem seguir a carreira de fotógrafo estude, estude e estude...participe de bons cursos, workshop isso irá abrir a sua mente! Saia do sistema automático da sua câmera procure trabalhar no "M" manual."


Para participar dos cursos do Konda, basta entrar em contato Konda Produções Fotográficas, telefone para contato (13) 3223-5787  ou pelo sitewww.konda.com.br


Queremos agradecer ao Konda pela entrevista, sabemos que hoje para parar e responder algumas perguntas é bastante complicado e um pouco trabalhoso.
Konda, como sempre atenciso e prestativo com o galera da coluna, dicas importante e uma bela vida nesse meio bastante concorrido com muita ética e respeito a todos.
Obrigado por tudo Konda!


Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos desta coluna e ao entrevistado Roberto Konda meu irmão espiritual,são os votos de Baraçal-press= http://baracal-press.blogspot.com (contém 20 musicas escolhidas a dedo, ou melhor ao ouvido) e mais de 400 fotos, sendo todas de minha autoria e uma boa viagem fotográfica, bye, bye, fuiiiiiiiii e até de repente... OBS: não estou revindicando nada, abraços a todos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. O Konda é um ótimo profissional e amigo ainda melhor. Seus cursos são honestos e permitem a qualquer pessoa aprender de verdade o que é fotografia. Bela entrevista

    ResponderExcluir
  3. É com muita satisfação que posso falar do Mestre Konda, como um grande profissional, grande amigo, quando tive a oportunidade de fazer dois de seus abrangentes cursos.

    Aprendi e venho aprendendo ainda mais nas oportunidades de passeios e encontros fotográficos que assim ele nos promove.

    Mestre Konda, merece o nosso respeito e o nosso reconhecimento... Parabéns!


    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mestre Konda, sinônimo de humildade e perseverança. Ontem fui aluno e hoje sou amigo, seu sucesso reflete seu caráter e dedicação a fotografia, você não forma concorrentes e sim grandes parceiros, Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo