terça-feira, 13 de novembro de 2012

Odinismo, o Legado dos Vikings


O Odinismo é uma religião neo-pagã que visa resgatar a religiosidade, costumes e valores do povo nórdico - mais conhecido como vikings. Tem adeptos principalmente em países nórdicos, como Islândia e Noruega, mas encontra-se espalhado pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Mais conhecido como Asatru (em referência aos Aesir, os principais deuses da mitologia nórdica), o movimento tambem é chamado de paganismo nórdico, Forn Sed (o velho costume), Forn Sidr (o antigo caminho), Heithni, entre outros. Seus membros geralmente se apresentam como odinistas ou asatruar.

Origem e Ramificações

Acredita-se que o Odinismo original tenha sido praticado até meados dos anos 1000, na Islândia. A Escandinávia pagã durante muitos séculos tentou medir forças com o cristianismo, mas a Noruega não resistiu à força da cruz na Idade Média. Com a brecha, a nova crença cristã se espalhou para os demais países. A c Noruega, Olavo I. Fugindo das ameaças dos cristãos, muitos pagãos migraram para a Islândia e lá mantiveram seu culto até meados dos anos 1000. Por ter preservado a cultura nórdica, foi justamente nesse país que, na década de 1960, a religião foi instituída (ou re-instituída, como dizem seus seguidores) por Sveinbjörn Beinteinsson. Hoje a Islândia, Dinamarca e Noruega o reconhecem como religião. Não há uma organização que detenha o conhecimento e controle sobre os cultos como ocorre na Wicca ou no Druidismo; para os odinistas, a pesquisa histórica é todo o aval necessário para se praticar o "velho costume", sendo assim não existem Ordens ou Tradições como um norte para o movimento. Todos os clãs são iguais.

Crenças

A mitologia adotada pelo Odinismo vem de textos históricos, sendo os principais os Eddas. Os Eddas são poemas de origem escandinava escritos no século XII na Islândia, que contavam a história de deuses e heróis nórdicos. Um dos principais eddas é o Voluspá (a profecia dos Volva, tambem conhecido como "a origem e o final do mundo"), um poema profético onde um espírito conta a Odin a origem do Universo, a criação dos deuses e do mundo, e por fim, o Ragnarok, a batalha final entre o bem e o mal.

Por conta dessa mitologia, o Odinismo é uma religião politeísta. Embora seja tambem animista, o contato com a natureza não é tão valorizado quanto no Druidismo por exemplo, e sua importância é substituída pelo contato e veneração à cultura dos ancestrais. Pelos vikings serem uma cultura tribal, os odinistas dão muita importância à família e à comunidade, pois antigamente um único erro poderia sujar o nome da família para sempre. Honrar a palavra tambem é um valor intrínseco à cultura nórdica.

Alem dos acima listados, outro importante aspecto da moralidade odinista são as Nove Nobres Virtudes; são elas Coragem, Verdade, Honra, Fidelidade, Disciplina, Hospitalidade, Auto-Suficiência, Perseverança e Laboriosidade.
Coragem significa enfrentar os inimigos externos e internos, superar os próprios limites e caminhar, assim, rumo à perfeição. Verdade significa honestidade e compromisso com a própria honra, a de sua família e comunidade. Honra (uma palavra tão pouco usada e cujo significado se perdeu nos tempos modernos) significa "jogar limpo", ser puro de coração e não esconder suas intenções; uma virtude intimamente ligada à Coragem e Verdade. Fidelidade significa lealdade, e pode se referir a uma causa, ideia, princípio, pessoa, religião, enfim, qualquer coisa. Ser fiel é lutar até o fim por aquilo que acredita, não deixando que o mundo o corrompa. Vale abrir um parêntese para a questão da fidelidade sexual (a única que existe para o Ocidente); a Fidelidade para o odinista está relacionada às outras Virtudes, principalmente à Verdade e à Honra. Se você não concorda com um relacionamento monogâmico, deve dizer isso ao seu parceiro, pois todo relacionamento deve ser consentido e claro em suas intenções. O amor é muito maior do que o imposto pela sociedade. Se você ama um garoto ou garota, você quer que ele seja feliz, seja com você, sem você ou não só com você. Alem disso o respeito e a honestidade são valores maiores que a exclusividade sexual, mentir para o parceiro é tão cruel quanto traí-lo sexualmente. Disciplina significa agir com justiça consigo mesmo e com os outros. Respeitar as leis sociais, medir os limites da própria liberdade e usar de força disciplinar (destrutiva, se necessário) para corrigir as infrações desses valores. Hospitalidade significa compaixão, e nãos e refere apenas à hospitalidade física. Dar um ombro amigo, ouvir os outros e ajudá-los nas dificuldades e decisões da vida é agir com hospitalidade. Auto-Suficiência ou Independência significa buscar de forma saudável a própria liberdade. Ajudar a casa onde se mora, pagar as próprias contas, honrar seus compromissos, buscar seus próprios valores morais; tudo isso é Auto-Suficiência. Perseverança significa buscar seus objetivos sem desanimar, sempre avaliando as possibilidades de sucesso e trabalhando para que elas aumentem. Está intimamente ligada à Coragem. Laboriosidade significa se empenhar em algo, trabalhar, produzir. A Laboriosidade gera Auto-Suficiência e Perseverança, pois nenhum objetivo é alcançado da noite para o dia, mas quando alcançado gera um sentimento de gratificação e liberdade incomensurável.

O Odinismo é uma religião anti-proselitista, pois alem dos séculos de perseguição que sofreu, ele vem da tradição cultural de um povo, e diferenças culturais sempre existiram e sempre vão existir. "O Troth não é para todos" e não é preciso trazer toda a humanidade para o mesmo caminho, pois cada um tem o seu.

Sobre a vida após a morte, a mitologia nórdica é bem categórica nesse quesito. Os guerreiros mortos em batalha vão para o Valhalla, o palácio dos heróis, onde festejam e treinam para o Ragnarok. No entanto os movimentos neo-pagãos são reencarnacionistas e veem as lendas como alegorias para a paz que se encontra no plano espiritual. Se um odinista lhe disser que vai morrer em batalha e ir para o Valhalla, ele está dizendo que pretende morrer um homem justo, e encontrar a paz e seus ancestrais no pós-morte.

Práticas

A religião é praticada em clãs (kindreds), onde seus membros são conhecidos como kins. O sacerdócio nórdico é mais simples que em outras tradições pagãs; não há classes ou graus, apenas sacerdotes (por vezes chamados de volvas, o nome dado antigamente aos curandeiros que detinham o conhecimento xamãnico de ervas, rituais e runas). Novamente não há a necessidade de templos para se exercer a religião, embora possam existir lugares com altares simples de pedra empilhada para os rituais. A Roda do Ano viking contem 8 festivais, sendo o mais importante deles o Winternights (Solstício de Inverno), um festival de 12 dias que comemora o Ano Novo nórdico. o calendário é o mesmo da Wicca e Druidismo, mas com os festejos dedicados aos deuses nórdicos. Alem da Roda do Ano os odinistas comemoram os full moon festivals, semelhantes aos esbats da Wicca.

Os três principais rituais do ofício Asatru são o Sacrifício, a Libação e o Juramento. O Sacrifício se refere ao ato de oferecer alguma coisa para os deuses em troca de uma bênção, não como barganha nem como submissão, e sim como demonstração de amizadee respeito. Geralmente num festival os alimentos são consagrados aos deuses e depois servidos á comunidade, fazendo o papel do sacrifício. A Libação é o ato de derramar uma bebida em honra aos deuses, prática comum em muitas religiões antigas, sendo citada inclusive na Bíblia. A diferença é que no Odinismo a bebida é alcoólica (tradicionalmente usa-se hidromel, mas qualquer bebida pode ser consagrada) e só uma parte é oferecida aos deuses, enquanto a outra é sorvida pelos presentes. Geralmente um evento social entre os membros do kindred e convidados, a libação consiste em três rodadas; uma para os deuses, uma para os guerreiros no Valhalla e uma para os ancestrais. É a celebração da alegria e da confraternização, conta-se histórias, piadas, fala-se besteira, nada disso é proibido, pelo contrário os deuses adoram isso (afinal estamos falando de nórdicos). Tambem é um rito de liberação e auto-conhecimento. O Juramento consiste numa promessa aos deuses de fidelidade à Tradição e deve ser feito com ponderação e responsabilidade.

A magia nórdica é baseada nas Runas, as 24 letras do alfabeto Futhark. Geralmente gravadas em pedras, podem ser usadas como oráculo e como símbolos de poder em rituais, de acordo com o antigo escrito Runatal. Esse escrito lista 18 magias que podem ser realizadas com as Runas.

Livros recomendados: Asatrú - Um Guia Essencial Para o Paganismo Nórdico (Diana L. Paxson), e Deuses e Mitos do Norte da Europa (H. R. Ellis Davidson)




Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

2 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo post! parabéns ao blog!
    Busco entender os caminhos antigos, a fim de encontrar um que se configure melhor as minhas ideologias.
    Gostei muito desse post.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo