segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Introdução ao Paganismo


Vivemos num tempo onde as religiões "exóticas" permeiam a mídia de massa, onde ensinamentos esotéricos "super-secretos" e "que vão mudar a sua vida" se encontram ao alcance de qualquer um num livro best-seller, enquanto os fundamentalistas da religião dominante gritam cada vez mais alto para garantir a sua atenção - e o seu dinheiro. Isso nos países ocidentais e "civilizados", onde as religiões foram domesticadas e cada vez menos atrocidades são cometidas em nome da "liberdade religiosa". Nos países orientais dominados por uma teocracia violenta e egocêntrica, a simples menção a outras religiões pode ser punida com a morte. Enfim, vivemos numa era francamente vulgar.

Mas em meio a tantos extremos, em meio ao esoterismo chic e ao fundamentalismo opressor, ainda existe espaço para se praticar seriamente uma religião antiga e esquecida? E principalmente, por que vale a pena fazê-lo? A resposta a essa questão surge de um movimento mundial relativamente novo, mas já de proporções consideráveis: o Paganismo.



O que é Paganismo?

O Paganismo (ou Neo Paganismo) é o nome genérico que se dá a uma série de movimentos religiosos que visam resgatar as religiões antigas centradas em valores tribais e no culto à natureza. Portanto cuidado, o Paganismo não é em si uma religião, é apenas um termo genérico que se refere a centenas de religiões.

O que significa pagão?

A palavra pagão vem do latim paganus, que significa "homem do campo". O sentido original da palavra pode ter sido semelhante a "caipira", um termo pejorativo entre os romanos para se referir aos habitantes de áreas rurais, mas com o tempo ele ganhou um significado religioso. Durante a expansão do Cristianismo a população cristã se concentrava em áreas urbanas de intenso comércio - Roma e Constantinopla, por ex. - enquanto os habitantes do campo ainda prestavam culto aos velhos deuses. Mais tarde a Igreja Católica oficializou o termo pagão como alguem não-batizado, aumentando o alcance da palavra para qualquer um que não fosse católico. Hoje o termo é utilizado por praticantes de diversas vertentes do Paganismo como simplesmente um praticante de uma religião antiga, tribal e centrada na natureza.

Quando surgiu o movimento?

É difícil dizer, pois o Paganismo não é um movimento em si, ele é um conjunto de movimentos independentes. Mas talvez o mais antigo seja o Groove de Toland, surgido na Inglaterra no início do século XVIII. Outro importante (e sem dúvida o mais famoso) movimento pagão é a Wicca, criada por Gerald Gardner nos anos 1940 tambem na Inglaterra. De lá para cá surgiram muitos outros movimentos, até o Paganismo conseguir uma forma concisa nos anos  1970.

Quantos pagãos existem hoje? 

Novamente, é difícil dizer. Na maioria dos países incluindo o Brasil, os pagãos fazem parte de "outras religiões" e os dados para esse segmento são confusos e imprecisos. No Brasil, o Censo 2010 constatou que 3% da população pertence a outras religiões, mas não há nenhuma referência a movimentos especificamente pagãos, como Druidismo, Wicca ou Xamanismo. Usam-se termos genéricos como Espiritualista e Tradições Esotéricas. Nos Estados Unidos o Neopaganismo aparece no Censo com 0,2% da população, e na Islândia o movimento pagão Asatru corresponde a 0,4%.

Quais são as principais características do Paganismo?


Dentre os vários movimentos neopagãos, podemos destacar os principais pontos em comum como; a sacralidade da Natureza (incluindo animais e seres humanos), a ausência de pecado ou mal absoluto, a ausência ou importância reduzida de templos, o politeísmo (crença em vários deuses), a comemoração da mudança de estações e de festivais sazonais, a valorização do corpo e dos impulsos naturais (não existe a dualidade corpo versus espírito judaico-cristã, o corpo é tão sagrado e puro quanto o espírito), o culto aos ancestrais, e a vida após a morte. Tambem são características comuns, embora não universais, a reencarnação e o culto a um povo ou cultura específicos, tais como celtas, vikings, nativo-americanos, etc. Futuramente pretendo analisar mais a fundo esse tópico.

Quais são as principais religiões pagãs?

A maior e mais famosa é a Wicca, uma tradição criada por Gerald Gardner nos anos 1950. Grande parte de seu culto vem da mitologia celta e da bruxaria medieval, mas tambem são cultuados deuses romanos, gregos, nórdicos e muitos outros. É às vezes referida como a Antiga Religião e é considerada por muitos uma forma genérica de paganismo. Tambem destacam-se o Odinismo ou Asatru (paganismo nórdico), o Xamanismo (paganismo indígena, revivendo a religião de culturas tribais de todos os continentes), a Bruxaria Tradicional (geralmente ligada a uma tradição familiar ou linhagem ininterrupta), a Stregheria (bruxaria italiana), e o Druidismo (paganismo celta). Vale a pena lembrar que ainda existem os Movimentos Reconstrucionistas, que prezam pela pesquisa histórica de culturas antigas e a interação entre tradições de uma determinada cultura. E a lista não acaba aí, pois só essas religiões se dividem em um sem-fim de tradições, escolas, Ordens e famílias. O assunto é complexo e merece um tópico só para ele.

Bom, por hoje é só. Mas se você gostou do assunto não se preocupe; essa é apenas a introdução ao Paganismo.
Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 COMENTÁRIOS

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo