sábado, 18 de agosto de 2012

O que fazer com A Liga da Justiça?


Essa semana tem-se especulado sobre o filme da Liga da Justiça ser dirigido por Ben Affleck. Até aí tudo bem; pra quem não sabe, o Ben Affleck é fã de histórias em quadrinhos (O Demolidor não foi culpa dele) e tambem um diretor promissor. Mas a pergunta que vem a seguir é inexorável: como fazer esse filme? A DC deveria seguir os passos do Batman de Nolan e fazer uma Liga realista e adulta, ou dos Vingadores com um grupo divertido e colorido?

Depois de muito confabular, cheguei à minha própria conclusão, mas antes terei de explicar todo o caminho que percorri para tal. 


Liga da Justiça Sem Limites

Minha referência de Liga da Justiça sempre foi o desenho Liga da Justiça - Sem Limites, que passava no SBT nos anos 2000. Pelo menos que eu lembre era um desenho mais sério, sem tantas piadinhas e personagens galhofa, e às vezes com um leve tom de política e problemas sociais. Nunca li os quadrinhos da DC, por isso tomei aquilo como referência para aqueles personagens, e ao ver Batman Begins e Superman Returns (aquele filme do Super Homem de 2006, que só eu e o Felipe Sali gostaram) minha convicção aumentou; os heróis da DC são altruístas,  maduros e politicamente ativos.

Pra mim, esse é o caminho a ser tomado, um filme censura 12 anos que não seja infantil como os Vingadores, e nem tenso como a trilogia Batman. Um filme de cores sóbrias, mas que não desvalorize os uniformes coloridos, e lide com problemas palpáveis.

Muito bem, já conseguimos o tom do filme. Mas qual será o plot? O que juntará os heróis e pelo que lutarão? A próxima peça do quebra-cabeças é um velho conhecido dos amantes de quadrinhos, e um dos alicerces dos quadrinhos modernos.

Who watch's the Watchmen?

Watchmen é uma HQ de 1985 escrita pelo lendário Alan Moore. Ela conta a história de um grupo de super heróis que nunca saiu do papel, e quando um membro do grupo é assassinado levanta-se a suspeita de uma grande conspiração. Mas deixando de lado minha sinopse porca, quero me focar nos atributos da HQ que poderiam ser usados no filme. Watchmen é um divisor de águas no mundo dos quadrinhos por apresentar um universo onde os super-heróis são pessoas normais, e sua simples existência tem grande peso histórico e político. Para Alan Moore, se o Super Homem existisse o mundo nunca mais seria o mesmo, e a falta do aspecto político-social nas HQs da época o incomodava. 

A Ameaça

Fuçando no Youtube, achei o primeiro episódio do desenho da Liga da Justiça e ele tinha um enredo muito bom. O Super Homem encabeça o desarmamento nuclear em nome da paz mundial, mas no meio do processo o planeta é invadido por extraterrestres e os heróis se juntam para salvar a Terra. E daí veio  mais uma peça do quebra-cabeças; para evitar uma comparação indesejada com Vingadores, a parte da invasão alienígena deveria ser retirada, mas a parte da paz mundial deveria ser aproveitada. O resultado na minha cabeça é o seguinte:

A Liga da Justiça atua como um braço da ONU, mantendo a paz mundial e ajudando os países em seus problemas internos. Mas um vilão (ou grupo de vilões, tanto faz) planeja uma grande guerra, e para isso teria que fomentar as rixas entre nações e acabar com a Liga da Justiça. Simples, não? Obs: sempre tenho um pé atrás com filmes que tentam juntar vários heróis, por isso acho melhor apresentar a Liga como uma instituição pré-existente.

Então aqui fica minha sugestão para os executivos da Warner (pfffff...), um filme nem 8 nem 80, podendo ser divertido e entreter, e ao mesmo tempo provocando reflexão.

PS: deixo como sugestão o vídeo do OmeleTV, em que os jornalistas nerds do Omelete discutem as possibilidades para o filme.






Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom texto, Tainã!

    Sei lá, eu gostaria muito de ver um filme da Liga... Mas, achei genial terem criado um para cada herói da Marvel – Iron Man, Thor, Hulk e Captain America – e depois outro os juntando. E é claro que repetir isto é uma ideia descartada, infelizmente, porque a DC não iria querer copiar, creio. E não consigo pensar em alguma forma de fazerem um filme que agrade o público depois dessa "epopeia" que foi Os Vingadores. Mas estamos em uma era que os super (ou não supers) heróis estão em alta, então isto deve ser aproveitado.

    Enfim... Não falei nada com nada.
    Concordo contigo que no filme a Liga já esteja formada. Seria enrolação e tomaria muito tempo ter que criar cenas deles sendo apresentados, etc.

    Mas é isso aí. Tenho certeza que cedo ou tarde alguém vai ter essa iniciativa, sim!

    RauLIzar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo comentário Raul. Minha única observação é quanto aos filmes entrelaçados. O cinema de super heóis está sofrendo o mesmo processo que os quadrinhos, várias sagas paralelas que se juntam numa super saga. O objetivo é fazer com que você acompanhe todas as histórias - compre todas as hqs ou veja todos os filmes - mas com o passar do tempo os leitores ficam cansados e o universo precisa de um reboot para ficar mais simples. Vejo a próxima geração falando "vi os Vingadores e não entendi nada" e nós, os nerds old school de então, respondendo aos novatos "é pq vc precisava ter visto Homem de Ferro 1 e 2, Thor, Hulk, Capitão América..." porra, q chatice né? Pra nós é fácil gostar disso pq somos a geração q está acompanhando a super saga.

      Excluir
    2. O grande problema mesmo é o universo se expandir demais e implodir com o seu próprio peso. Isso acontece nos quadrinhos a cada dez anos, mais ou menos.

      Excluir
    3. Pois é... Acho que pra um público mais "caseiro", que apenas assiste filme por lazer e descontração, é realmente chato ter que assistir 5 filmes – Iron Man 1, Iron Man 2, Hulk, Thor, Captain America – antes de "Os Vingadores", mas pra mim é algo prazeroso! Sinto como se mais coisa pra enfiar na cabeça, melhor.

      Mas acho que em geral as pessoas assistem pelos efeitos especiais, ver os heróis dos quadrinhos/desenhos ganhando vida, e como eu disse, "descontrair". Nem se importam tanto com as partes que não entenderam, ou sequer se dão conta de que algo passou batido.

      Nossa, filosofei aqui e acabei fugindo do tema que era a Liga da Justiça. rs

      Excluir
    4. Para o filme da DC, penso na possibilidade de juntar o "Henry Cavill's Man Of Steel", "Christian Bale's Dark Knight" e o "Ryan Reynold's Gay Lantern".
      Porém, como falei lá em cima, eles não iriam querer usar a mesma ideia da Marvel que, já deixou tudo 'mastigado', começando pelo filme do Homem de Ferro, por exemplo, onde o pai do Stark meio que "fazia parte" da SHIELD – me corrijam se eu estiver errado; não sou tão nerd.
      Mas se fosse o caso, seria meio caminho andado. rs

      Acho que esses produtores/diretores/etc dos filmes da DC são um tanto que egoístas. Ou não dão tanta moral pra LJA.

      Apesar de pra todo o resto do mundo Smallville ter sido um lixo, eu gostava muito das aparições de personagens como o Flash, Zatanna, Cyborg, Green Arrow, Martian Manhunter, Supergirl, Aquaman, e até o Booster Gold! – o que me rendeu uma camiseta homenegeando a série, o que não vem ao caso.
      Lembro de um episódio com um zoomout na placa de um carro escrito "Gotham City", por exemplo. E vejam esta citação da Chloe Sullivan:
      "Sabe, em todos os contos-épicos há sempre alguém que acredita primeiro no herói. Alguém que o ajuda à atingir a grandeza. Venho pensando que esta é a minha vocação... Encontrar heróis e ajudá-los à alcançar seu verdadeiro potencial além do alcance da Torre de Vigilância.
      Você não está sozinho, Clark Kent. Em toda a minha viagem pelo mundo, tenho encontrado muitos outros como você. Um bilionário com brinquedos high-tech... E uma mulher maravilhosa que lhe jogaria um laço"
      .
      Na boa, já disse e repito: Smallville, mesmo com todos os erros e tropeços, foi a série mais fiel à estória do Superman. E como vocês podem ver, renderia um bom filme da Liga.
      Infelizmente isso não vai acontecer, mas dá pra se contentar com as HQs que os roteiristas da série lançaram, contando o que se passa depois do final da 10ª e ultima temporada.
      Se vocês quiserem conferir:
      http://Facebook.com/Smallville11aTemporadaHQbr

      E durante a minha pesquisa para fazer este comentário enorme, encontrei isto aqui, e achei bem interessante e tem tudo a ver com o assunto do texto, então vou terminar o meu comentário deixando a dica pra leitura:
      Terra Zero - O Batman funcionaria em Smallville?

      Excluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo