sexta-feira, 22 de junho de 2012

Soldado Anônimo


Em 1990 o Iraque invadiu seu vizinho, o Kuwait, numa disputa pelas reservas de petróleo do Golfo Pérsico. Imediatamente uma coalizão de países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, interveio no conflito para expulsar os iraquianos; era o início da Guerra do Golfo. Mas no meio desse conflito que entrou para a história pela cobertura ao vivo da TV, pelos ataques aéreos e bombas de precisão cirúrgica (que lhe renderam o apelido de Guerra de Video Game) estavam soldados de carne e osso, em terra, ávidos por defender o seu país. E esse é o plano de fundo de Soldado Anônimo.
O filme é uma adaptação do romance Jarhead, uma autobiografia do soldado Anthony Swofford sobre sua participação na Guerra do Golfo, mas ao contrário do que se espera de um filme de guerra, Soldado Anônimo é divertido!



O filme conta a historia de Swoff (Jake Gyllenhaal), um jovem marrento e irônico, o típico jogador de futebol americano dos filmes colegiais. O treinamento dos marines lhe mostra um pouco da loucura da guerra, mas quando ele é mandado ao Oriente Médio seu pelotão não entra em combate (o primeiro conflito acontece depois de uma hora de filme, mas isso nem chega a ser ruim) e é aí que o filme mostra seu diferencial; um bando de garotos de  19 anos não tem maturidade pra se comportar daquela forma sóbria e heróica que vemos nos filmes. Eles mostram os trotes, as festas, e até a zuação com os oficiais (a cena que eles constrangem o sargento Sykes é demais).
Mas nem tudo são flores. Com o passar do tempo os garotos se tornam homens e entendem que a guerra cobra seu preço. A saudade de casa, a paranóia da traição e, por fim, a sensação de voltar para casa e se sentir deslocado na sociedade são temas bem abordados ao longo do filme. Soldado Anônimo me surpreendeu, é uma obra que mistura comédia, ação, drama e crítica social numa história simples e leve. Não é um clássico do cinema (embora faça referência a dois, Nascido Para Matar e Apocalypse Now), mas com certeza merece ser visto por todos, e não só pelos amantes do gênero.




Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 COMENTÁRIOS

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo