sexta-feira, 15 de junho de 2012

Clube da Luta


Existem filmes bons, que são lembrados e têm seu valor reconhecido. Existem filmes ótimos, que ganham prêmios e marcam uma geração. Mas existem filmes que, alem de serem ótimas obras de entretenimento, têm uma carga tão alta de sabedoria e filosofia que ajudam a moldar a sua filosofia de vida; Clube da Luta é um desses filmes.


Confesso que eu tinha um certo preconceito em relação a ele; como muitos eu pensava “Clube da Luta – Brad Pitt sem camisa batendo em todo mundo” e o descartava como mais um blockbuster vazio que é lembrado até hoje sabe-se lá por que. Até o dia em que vi uma cena do filme na TV.

Na próxima sessão de meditação, depois de termos aberto nossos chakras, eu vou agarrar aquela vaca e gritar: ”Marla, sua mentirosa! Sai daqui, eu preciso disso!”

Fiquei curioso e resolvi ver o filme; e hoje chego à conclusão de que o verdadeiro conteúdo de Clube da Luta é desconhecido do grande público.
O filme tem como protagonista o Narrador (Edward Norton), um personagem sem nome feito para representar o homem comum, mas para evitar uma estranheza desnecessária vou chamá-lo de Jack.
Jack é um homem anestesiado. Trabalha numa companhia de automóveis como consultor de seguros, sofre de insônia e é viciado em consumismo caseiro. Freqüenta grupos de apoio a pessoas com as mais variadas doenças, e em meio ao sofrimento dos moribundos encontra a vazão para as emoções e a cura de sua insônia. Até o dia em que Marla Singer (Helena Bonham Carter) também passa a freqüentar esses grupos, o que o incomoda profundamente.

Marla, a turista. Sua mentira refletia a minha. E de repente eu não sentia mais nada, não podia chorar e mais uma vez, não podia dormir.

Jack faz um trato com Marla em que eles dividem os grupos entre si, para que não pudessem mais se encontrar. Tudo parecia estar bem até Jack conhecer Tyler Durden (Brad Pitt) numa viagem de negócios. Tyler é a antítese de Jack, um homem ativo, espontâneo e inconsequente.
Ao ver que seu apartamento explodiu!!! , ele liga para Tyler para ter onde passar a noite. Em uma das cenas mais legais do filme, os dois brigam na porta de um bar pelo simples prazer de brigar.

–– Eu quero que você me bata o mais forte que conseguir (Tyler)
–– Por quê? (Jack)
–– Eu não sei, nunca lutei antes. E você?
–– Eu também não.Mas isso é bom.
–– Não, não é, como pode conhecer a si mesmo? Vamos lá, eu não quero morrer sem cicatrizes.

Os dois passam a repetir o ritual todo fim de semana, aos poucos formando um pequeno clube na porta do bar. Até que resolvem oficializá-lo.

Durante a semana éramos pessoas normais, mas aos sábados descobríamos algo novo. Descobríamos que não estávamos sós. Estava na cara; Tyler e eu apenas fizemos mais visível. Estava na ponta da língua de todos; Tyler e eu apenas demos um nome.

Assim nasceu o Clube da Luta, da necessidade de homens se sentirem vivos numa sociedade dormente. O filme traz uma forte crítica ao consumismo, ao capitalismo, à propaganda, e à civilização vazia que nos tornamos. Ficaria chato eu botar aqui todas as frases legais do filme, mas uma cena personifica a mensagem de Clube da Luta. É um discurso de Tyler;


Eu vejo no Clube da Luta os melhores homens que já viveram. Vejo todo esse potencial... desperdiçado! Uma geração inteira de garagistas, garçons e escravos do colarinho branco. A propaganda nos põe pra correr atrás de carros e roupas, trabalhamos em empregos que odiamos pra comprar coisas que não precisamos. Somos os filhos do meio  da história, uma geração sem propósito ou lugar. Não temos uma Guerra Mundial nem uma Grande Depressão; nossa guerra é espiritual, nossa Grande Depressão são nossas vidas. Fomos criados para acreditar que um dia seremos milionários, estrelas do cinema e astros do rock, mas não somos. Aos poucos tomamos consciência do fato, e estamos muito, muito revoltados.

O auge da luta contra o consumismo é o Projeto Caos, criado por Tyler para destruir os prédios das operadoras de cartão de crédito, mas antes de concretizar seus planos ele e Jack sofrem um acidente de carro. Quando o Jack acorda, descobre que Tyler desapareceu e passa a procurá-lo pelo país inteiro... Daí pra frente, é melhor ver o filme pra saber. Clube da Luta, alem de muita filosofia, tem um final de explodir a cabeça.

Claro que esse texto é só um aperitivo; há muitos assuntos no filme, e cada um merece ser tratado individualmente. Marla Singer, o Projeto Caos, niilismo, budismo, Nietzsche, auto-destruição, tudo isso se encontra em Clube da Luta, sem dúvida nenhuma o melhor filme que vi esse ano.





Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu vi e adorei *-* entrou pra lista dos favoritos! O final realmente é inesperado, recomendo com certeza! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, poucas pessoas assistem esse filme e não piram! haha

      Excluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo